sábado, 14 de novembro de 2015

Quatro mitos sobre a Diabetes

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, mostramos quatro mitos comuns associados a esta doença.

Hoje, dia 13 de Novembro, é o Dia Mundial da Diabetes, uma doença silenciosa que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens.

De acordo com os dados do último relatório do Observatório Nacional, em Portugal, mais de um milhão de pessoas sofrem de diabetes. O site O Globo falou com uma especialista e revela os quatro mitos comuns associados a esta doença.

Comer fruta não faz mal.

Muitas pessoas optam por comer frutas quando têm vontade de comer algum doce. A endocrinologista Anna Gabriela Fuks, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes do Rio, diz que é comum que os pacientes substituam os doces por frutas, mas a ingestão de frutas ou sucos, mesmo os sem açúcar, também aumenta a glicose no organismo, e invariavelmente provoca o ganho de peso.

Os diabéticos nem adoçantes devem tomar.

A especialista destaca que ainda nenhum estudo científico comprovou que o consumo moderado destas substâncias tenha qualquer relação com o desenvolvimento de alguma doença. Já o açúcar refinado, o açúcar light, o açúcar mascavado e o mel devem ser evitados, pois aumentam os níveis de glicose no sangue.

Os diabéticos não devem ingerir carboidratos.

Os alimentos como o arroz, a batata e a massa podem ser consumidos por diabéticos, mas devem ser ingeridos com algum cuidado com as porções uma vez que os carboidratos simples se transformam em glicose. Deve portanto dar preferências aos alimentos integrais, ricos em fibra, pois atrasam a absorção da glicose.

O açúcar aumenta o risco de desenvolver a doença.

O grande ‘culpado’ da diabetes é o excesso de peso, independentemente da sua causa. Por isso, para prevenir ou atrasar o aparecimento da diabetes tipo 2, recomenda-se que tenha cuidado com o consumo de álcool, de alimentos gordurosos e fritos, além de dever manter o peso corporal ideal e praticar regularmente algum tipo de exercício físico.

http://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

Nenhum comentário:

Postar um comentário