sábado, 25 de junho de 2016

Por que gritamos no celular? A ciência explica

Celulares não foram feitos para serem usados em ambientes com muito barulho.

Uma pessoa falando alto no telefone pode ser uma das coisas mais irritantes que existe. O hábito é feito por quase todo mundo, mas que poucos admitem ter. A ciência se interessou por esse fenômeno e descobriu porque as pessoas costumam gritar quando falam no celular. E a resposta parece estar na telefonia.

Após obter a patente do telefone, Alexander Graham Bell levou seu invento para a empresa de telecomunicações da época, Western Union. Segundo o UOL, eles não foram muito receptivos com Bell. "Disseram que parecia ser um pouco caro", conta À BBC Greg Jenner, historiador e autor de 'Um Milhão de Anos em um Dia: A Curiosa História da Vida Cotidiana'.

Como o sogro de Bell não era bem visto pela Western Union, ele acabou levando uma rasteira da empresa. "Então, o recusaram e contrataram (Thomas) Edison, um grande gênio americano, e o rival de Bell, Elisha Gray, para trabalharem juntos em um aparelho para rivalizar com o dele.", conta Jenner.

Bell e Edison desenvolveram um aparelho melhor do que a invenção de Bell, com uma tecnologia mais avançada. "a contribuição crucial veio de Edison, que desenvolveu um microfone muito sensível feito com carvão, tão eficaz que não é preciso gritar.", revela o historiador. A outra inovação do aparelho é o chamado "sidetone", que consiste em um retorno de voz mínimo, que nos permite ouvir o volume de nossa própria voz durante uma conversa, o que faz com que a regulemos. Os telefones fixos ainda contam com este recurso - até hoje.

Os celulares também tem o recurso, mas o fato de os aparelhos serem usados em ambiente com muito barulho faz com que o sidetone não seja ouvido, de acordo com o especialista em tecnologia acústica Nick Zakarov. Então, a razão pela qual chegamos até a gritar no celular é que eles são móveis.

Este efeito foi explicado pelo otorrinolaringologista francês Étienne Lombard, que descobriu o chamado "Efeito ou Reflexo Lombard", em 1909. O médico descobriu que nós temos a tendência natural de aumentar o tom de voz quando estamos em ambiente com mais barulho e a regulamos usando como referência o som mais alto que estamos escutando, seja uma moto ou a pessoa ao lado.

Site de Pesquisa: www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/

E-Mail de Contato: adilson.lemes@ig.com.br

Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes

Para ouvir nossa rádio, baixe o aplicativo RadiosNet para celulares e tablets com Android ou iPhone/iPads.

Nenhum comentário:

Postar um comentário